terça-feira, 4 de agosto de 2009

Análise Yahoo/Google/Microsoft

Blumenau, 04 de agosto de 2009.

Para aqueles que não conhecem muito do assunto, já faz algum tempo que a empresa Google não é apenas sinônimo de ferramenta de busca.
Mais o que o Google oferece além disso?
Basta você visitar este site: http://www.google.com.br/intl/pt-BR/options/ e você verá.

Dentre os "produtos", aí vão alguns deles:

- G-MAIL
- ORKUT
- PICASA
- GOOGLE TALK
- YOUTUBE
- GOOGLE DOCS (word, excel, powerpoint da vida com opções de compartilhamento)
- Navegador de Internet - Google Chrome
- Google Earth
- Pesquisa de Trabalhos Acadêmicos
- Google Desktop (Pesquisa no seu próprio computador)
- Pesquisa de imagens na Web
- Pesquisa de Blog's e Livros
- Google SketchUp (Modelagem 3D)
- Google Agenda
- Blog

Acho que os destacados acima são os mais conhecidos.

Poisé, então como vocês podem ver, será difícil alguma empresa bater a google, pois existem muitas pessoas que já utilizam a tempo os seus serviços, que acabam sendo dependentes de suas ferramentas, além disso, na minha opinião, são excelentes ferramentas, que funcionam sempre, é difícil apresentarem erros por exemplo.

Já na questão da Microsoft, ela possui muitos softwares, onde o Windows, o MSN Messenger e o My Space estão relacionados.

E a empresa Yahoo! Possui o seu portal, onde você encontra bastante pesquisa, classificados, serviço de e-mail, serviço de Fotos e Vídeos onde as pessoas podem postá-los (Novidade Flickr), Grupos de Relacionamentos(Fóruns).

Segundo o porta-voz do Google Adam Kovakovich, "Estamos interessados em saber mais sobre o acordo",
"Há, tradicionalmente, muita concorrência na Internet, e nossa experiência é de que a concorrência traz coisas muito boas para usuários", disse ele em comunicado enviado por email.

Então agora que basicamente resumimos as 3 empresas, podemos fazer uma análise melhor...

Em minha opinião, a empresa Microsoft e Yahoo podem se unir para pegar uma fatia do que se trata de ferramenta de busca, e a Google pode até concordar com isso sem nenhuma preocupação, porque ela já atinge muito mais do que ferramenta de busca, além disso, o acordo entre Yahoo e Microsoft não vai fazer a Google ter uma demanda menor em Pesquisas na Web ou a sua ferramenta se tornar pior, o que pode ocorrer é a Microsft, a Yahoo e a Google juntarem suas ferramentas, criando assim, uma ferramenta muito melhor e maior, ou seja, ao entrarmos em um dos sites de uma dessas empresas, estaremos usando a mesma ferramenta de busca.
É claro que vai ser difícil mudarmos nosso hábito de entrar no site da Google, ou seja, além de tudo, a Google contará com o hábito dos internautas.

Mas o que realmente muda para Yahoo, Google e Microsoft?

Enfim, a Google terá uma ferramenta de busca maior, mais abrangente e mais poderosa, assim como a Yahoo e a Microsoft, ou seja, todas sairam ganhando, principalmente nós usuários.

A Microsoft e a Yahoo possivelmente ganharão mais número de acessos aos seus sites e a sites patrocinados, porque antes, quem usava a ferramenta de busca da Google, só via os sites patrocinados da Google, e agora verá aqueles que são patrocinados da Yahoo e Microsoft também.

Em minha análise, acho que em primeiro lugar, nós ganharemos mais, em segundo, ficará a Google com uma ferramenta de busca muito melhor, em terceiro a Microsoft, pois ela não possui uma boa ferramenta de busca como Google e Yahoo, porisso não possui muitos sites patrocinados, ou seja, que anunciam, e em quarto a empresa Yahoo! Que já tem uma ferramenta satisfatória em pesquisas na Web, mas que ficará melhor assim como a Google.

Então não é atoa que a Google está concordando com isso tudo, e que o Porta-Voz da Google disse o que disse...
Repetindo para vocês, "Estamos interessados em saber mais sobre o acordo", "Há, tradicionalmente, muita concorrência na Internet, e nossa experiência é de que a concorrência traz coisas muito boas para usuários".

Se por acaso não houver acordo entre as três empresas, então creio que a parceria Yahoo e Microsoft não surtirá efeito suficiente para competir com o Google, a não ser que os mesmos façam o que a Microsoft fez com a Apple, os copie, ou reinventem aquilo que a Google já criou, aí quem sabe aqueles que não conhecem a Google ainda, poderá acabar indo para a nova parceria Yahoo e Microsoft.

Nenhum comentário:

Postar um comentário